segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula

Este plano de aula é planejado em atividades simples e prática, de acordo com o conhecimento dos alunos, mas que ajuda na identificação dos números racionais, que vai sendo construída e familiarizada aos poucos por eles, na aquisição de competências e habilidades fazendo interligações do conteúdo com situações reais, que os alunos conhecem e presenciam, para as quais provavelmente eles não dispõem.

Possibilitando ao aluno o pensar, argumentar, raciocinar matematicamente, criando uma aula prazerosa e um momento de construção no qual os saberes dos alunos são considerados e questionados, para que possam ser reconstruídos, visando alcançar sua principal meta: aprender; com o apoio do professor-aluno; regras essas que são muitas vezes,necessárias ao bom andamento da sala de aula,fortalecendo a aprendizagem.


Plano de aula do Grupo seis.

Ensino fundamental II


Bloco temático
- Números Racionais.

Conteúdo envolvido
- Números naturais, valor posicional, números inteiros, representação da forma fracionaria, decimal, representação escrita por extenso, gráficos, tabelas, reta numérica, localização dos números racionais na reta numérica.

- Tempo estimado
- 2 a 3 aulas

Competência.
- Reconhecer, identificar, compreender, observar, localizar, realizar e analisar. 

Grupo de Competência.
- Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
- Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
- Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais ( adição, subtração, multiplicação, potenciação – expoentes inteiros e radiciação ).
- Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação );
- Resolver problemas que envolvam porcentagem.

Objetivo geral a ser alcançado:
- Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita, da interpretação e do cálculo.
Entender e resolver operações com números racionais.


Objetivos específicos:
-  Compreender o significado dos números racionais em situações concretas, bem como das operações com números racionais.
- Reconhecer o conceito de números racionais e suas representações na reta númerica.
- Resolver operações com frações e decimais
- Vivenciar atividades lúdicas para o trabalho com os números racionais na forma
fracionária;
- Estimular e orientar a confecção e o uso de materiais utilizáveis nas aulas de
matemática para o trabalho com os números racionais na forma fracionária;
 - Contribuir com sugestões metodológicas para o ensino de matemática nos anos.

Procedimentos metodológicos
- Utilizar aula expositiva para introduzir o assunto. Propor a resolução de exercício abordando o cotidiano do aluno.
- A atividade será desenvolvido tendo como aporte a organização em grupos de trabalho, a confecção e vivência das atividades propostas e a discussão final de todo o trabalho desenvolvido.


Recursos materiais e tecnológicos
- Nesta atividade faremos uso de materiais como cartolina, régua,
tesoura, cola, lápis e cópias das atividades para a realização de todo o trabalho proposto.
- Neste sentido faremos uso de materiais como cartolina, régua,
tesoura, cola, lápis e cópias das atividades para a realização de todo o trabalho proposto.
- Livros didáticos, caderno do aluno do Estado de São Paulo e sala multimídia.
- Nesta atividade faremos uso de materiais como cartolina, régua,

APRESENTANDO A ATIVIDADE
- Para a realização utilizaremos as atividades propostas a seguir

Trabalhando com números racionais na forma fracionária
1a Parte: comparando números racionais na forma fracionária

1- Faça peças de cartolina obedecendo as seguintes orientações: cartolina amarela – uma
peça de 12 centímetro de comprimento por 2 de largura; marrom -duas peças de 6 cm de
comprimento por 2 de largura; vermelha – 3 peças de 4 cm por 2; azul – 4 peças de 3 x 2
cm e verde seis peças de 2 cm de comprimento por 2 cm de largura. Com as peças
desenvolva as seguintes atividades:
Considere a peça amarela como sendo o inteiro:
a) Usando peças de mesma cor, recubra o inteiro e registre quantas peças de cada cor você
utilizou.
b) Usando 2 cores diferentes forme o inteiro. Registre todas as possibilidades.
c) Usando 3 cores diferentes, quantas e quais são as possibilidades de você formar o
inteiro?
(registre)

2- Ainda considerando o amarelo como inteiro, que fração do todo representam:
a) Uma peça marrom?
b) Uma peça vermelha?
c) Uma peça azul?
d) Uma peça verde?

3- Ainda trabalhando com as figuras, responda:
a) Quantas peças marrons formam uma amarela?
b) Quantas peças vermelhas formam uma amarela?
c) Quantas peças azuis formam uma amarela?
d) Quantas peças verdes formam uma amarela?
e) Quantas peças azuis formam uma marrom?
f) Quantas peças verdes formam uma marrom?
g) Quantas peças verdes formam uma vermelha?

4- Trabalhando com comparações: Quem é maior?
a) 01 peça vermelha ou 01 peça azul?
b) 01 peça azul ou 01 peça marrom?
c) 01 peça azul ou 01 peça verde?
d) 01 peça vermelha ou 01 peça marrom?
e) Juntas, 02 peças azuis ou 01 peça marrom?
f) Juntas, 02 peças azuis ou 01 peça vermelha?
g) 01 peça marrom ou 02 peças vermelhas juntas?
h) Juntas, 02 peças verdes ou 01 peça vermelha?

5- Considere a peça amarela como o inteiro:
Que parte do inteiro obteremos se juntarmos:
a) 3 peças verdes e uma vermelha?
b) 1 peça marrom e 1 peça verde?
c) 3 peças verdes e 1 peça marrom?
d) 1 peça vermelha e 2 peças verdes?
e) 1 peça marrom e 1 peça azul?

2ª Parte: Cortando e dobrando Papel

Recortar a figura dada, nos contornos externos e nas linhas tracejadas. Em seguida dobrar as “tampas” numeradas, de modo a cobrir parte do retângulo quadriculado. Cada tampa numerada cobre uma fração do retângulo, onde cada quadrinho vale 1/24.


Avaliação: Acompanhamento diário, na sua atuação de pesquisa, autonomia liderança, prática de estudo,exposição do conteúdo  assimilado,observar a participação e envolvimento da dupla e  intervenções nas atividades para sanar possíveis dúvidas, recuperação continua (professor auxiliar).

5. REFERÊNCIAS

.
TOLEDO, Marília, TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da
matemática. São Paulo, FTD, 1997

Mapa conceitual 





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